Regulamento 1º Open de Futsal FMDS 2019

Edição 2019
Dias 26 e 27 de janeiro
Uberlândia/MG
Ginásio: Poliesportivo Bairro Presidente Roosevelt – Praça Guilherme de Freita, 100, Paraíso, Uberlândia, Minas Gerais, 38401-124

Artigo 1 – Somente poderão participar do 1º Open de Futsal FMDS, as equipes que estiverem devidamente regularizadas e que estejam atendendo às exigências contidas no Regulamento Geral, ressalvado as exceções e adaptações características do formato “Open” e contidas neste Regulamento Técnico.

Artigo 2– Antes do início da competição, os responsáveis pelas equipes deverão assinar a relação dos membros presentes no formulário fornecido pela Diretoria desta e o Termo de Responsabilidade, em três vias e devidamente preenchidas, juntamente com a Delegação da FMDS 30 minutos antes do início da primeira partida das equipes que forem jogar, a não assinatura desses documentos implica na desclassificação automática.

Artigo 3 – A distribuição da delegação de cada entidade participante, de até 16 (dezesseis) membros, deverá obedecer à seguinte composição:
a) 12 atletas;
b) 01 técnico (ou capitão na ausência do técnico);
c) 01 Preparador Físico – opcional;
d) 01 massagista – opcional;
e) 01 delegado – opcional.

Artigo 4 – A entidade participante também deverá trazer a bandeira oficial da mesma se possuir, dois uniformes distintos e completos.

Artigo 5 – As delegações deverão participar do Desfile da Abertura que acontecerá às 07h30 do dia 26/janeiro antes do início das competições devidamente uniformizados e com a bandeira oficial da instituição representativa, no Ginásio Poliesportivo do Patrimônio, no endereço citado no início deste regulamento, será tolerado no máximo 10 minutos de atraso, e sofrer penalidade cabível.

Artigo 6 – Para sorteio das equipes, será utilizada o sistema eletrônico no site https://sorteador.com.br/embaralhador/, na falta ou indisponibilidade do site, será substituído pelo sistema tradicional de sorteio, a critério da Delegação FMDS.

Artigo 7 – O gerenciamento e automatização será feito pela plataforma online de gerenciamento de campeonatos denominado WEBCUP no site https://www.webcup.com.br/campeonato/1o-open-de-futsal-fmds-2019—8-equipes-1547495926 , administrado através de celulares ou tablets ou notebooks.

Artigo 8 – As disputas serão entre 8 equipes masculinas, foi realizado sorteio através do site constante no Artigo 6 para preencher as equipes sequencialmente, substituindo os nomes Equipe 1, Equipe 2, em diante, pelos nomes das equipes sorteadas por ordem de lista. O chaveamento das equipes foi gerada automaticamente pelo sistema de competições constante no Artigo 7, cada equipe foi cadastrada as listas de seus respectivos atletas de acordo com as listas enviadas pelos responsáveis das equipes, sendo que os responsáveis deverão zelar pela total conformidade das listas de suas equipes, podendo sofrer as penalidades impostas pela Comissão Disciplinar/Delegação da FMDS.

1º Parágrafo – As equipes estarão divididas em 2 grupos disputando a Fase de Grupos, sendo:
Grupo A com 4 equipes: APADA/SP, ASJF, ASMG e WOLF A;
Grupo B com 4 equipes: ASPAM, ASUL, TAZ JOVEM e WOLF B.

2º Parágrafo – Classificam-se para fase Semi-Final: os dois melhores classificados dos grupos A e B na Fase de Grupos, após finalizar a Fase de Grupos; o chaveamento das disputas da Semi-Final será na seguinte maneira:
– Primeiro Jogo Semifinal: 1º colocado grupo A x 2º colocado grupo B;
– Segundo jogo Semifinal: 1º colocado grupo B x 2º colocado grupo A.

3º Parágrafo – Classificam-se para a fase Final as equipes vencedoras do primeiro e segundo jogo da semifinal, na fase final, a equipe vencedora leva o Título de Campeão e a equipe perdedora leva o título de Vice-Campeão

4ª Parágrafo – Classificam-se para a Fase de Disputa para 3º Lugar as equipes perdedoras do primeiro e segundo jogo da fase de Semi-Final, na fase da disputa ao terceiro lugar, a equipe vencedora leva o título de 3º Lugar.

Artigo 9 – As partidas da Fase de Grupos serão disputadas pelo sistema de pontos corridos para então conhecer seus 2 melhores classificados que disputarão a fase de Semi-final e em seguida disputarão a Fase Final e Disputa pelo 3º Lugar, através de eliminação direta (mata-mata).

Parágrafo Único: Para o desempate entre duas ou mais equipes segue-se a ordem definida abaixo:
1º – Maior número de pontos.
2º – Maior saldo de gols;
3º – Maior número de gols pró;
4º – Confronto direto;
5º – Menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º – Menor número de cartões amarelos recebidos;
7º – Sorteio (moeda cara ou coroa)

Artigo 10 – No ato do sorteio das fases de grupo, não serão considerados como prioridade ou reserva a equipe da Casa, todas equipes serão sorteadas em igualdade de condição.

Artigo 11 – As partidas das fases de grupos terão dois tempos distintos de 15 (quinze) minutos corridos com intervalo de 3 (três) minutos sem pausas técnicas e as partidas eliminatórias (Semifinal e Final) terão dois tempos distintos de 20 (vinte) minutos com intervalo de 3 (três) minutos, a equipe vencedora terá 03 (três) pontos, a equipe perdedora não terá nenhum ponto e em caso de empate cada equipe participante terá 01 (um) ponto.

Parágrafo Único – Não terá cronometrista, será por tempo corrido.

Artigo 12 – Premiação será na sede da Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia no endereço: Rua Matheus Vaz, 865 – Luizote de Freitas, Uberlândia – MG, CEP 38414-308, (clique aqui para ver mapa) o horário previsto para a premiação será entre 20h a 21h30, podendo sofrer atrasos em função de imprevistos durante os jogos, a equipe que não puder comparecer na premiação no horário, deverá contatar a Delegação para uma solução adequada a todas partes.

Artigo 13 – Serão permitidas cada entidade dispor duas equipes no máximo com o mesmo nome, sendo enumeradas por letras, como por exemplo: Entidade Equipe A, Entidade Equipe B.

Artigo 14 – O atleta que for expulso da partida ou receber o segundo cartão estará automaticamente suspenso por 01 (um) partida devendo ocorrer na primeira partida após aquela que houve a infração.

Artigo 15 – As partidas terão uma tolerância máxima de 5 (cinco) minutos de atraso após o seu início ser declarado pelo árbitro e será declarada vencedora a equipe presente por W x 0, o que corresponde a 1 (um) x 0 (zero);

Artigo 16 – As regras serão aquelas de acordo com a Federação Mineira de Futsal – FMFS, ressalvadas as exceções, e adaptações contidas neste regulamento, em atendimento ao perfil excepcional “Open”.

Artigo 17 – O evento foi otimizado, em caráter excepcional, para ser ocorrido em um único dia no dia 26 de janeiro, porém, fica reservado o direito da FMDS de fazer alterações, bem como adiar semifinal ou final ou premiação para o dia 27, em função de casos fortuitos, força maior, necessidade extrema ou imprevistos que impeçam o bom andamento e desempenho das competições.

Artigo 18 – Caso omissos serão deliberados pela Comissão Disciplinar – CD, nomeada pelo Tribunal de Justiça Desportiva ou deliberados pela Diretoria da FMDS, especialmente para a presente competição, com amplos poderes de aplicar as penalidades como impor outras penalidades à aqueles que cometerem infrações graves.

Artigo 19 – O presente Regulamento foi aprovado pela Diretoria da FMDS em conjunto com o Departamento de Futsal e as equipes no grupo de Whattsapp, realizado no dia 23/01/2019 e todos os participantes devem tomar conhecimento como cumprir os artigos acima e caso haja descumprimentos os fatos ocorridos serão encaminhados a Diretoria para os fins cabíveis.

Belo Horizonte, 23 de janeiro de 2019

Cientifique-se e Cumpra-se,

Diretoria de Esportes

  • Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia – ASUL.
  • Associação dos Surdos de Minas Gerais – ASMG.
  • Associação dos Surdos de Pará de Minas – ASPAM.
  • Associação dos Surdos de Juiz de Fora – ASJF.
  • Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Franca/SP – APADA, representada pelo Diretor de Esportes David Presley da Silva Lima.
  • TAZ Jovem – Equipe Particular, representada pelo Responsável Sr. Danilo Menezes Garcia da Silva.
  • WOLF – Equipe Particular, representada pelo Responsável Sr. Rangel Barbosa Ferreira.

Sede: Rua Olegário Maciel, 311 – Sala 203 – Centro – CEP 30118-110 – Belo Horizonte – MG
E-mail: contato@fmds.org.br – Site Oficial: http://www.fmds.org.br