História

Equipe Diretoria em 1982

 

Depois de vários encontros e reuniões de deficientes auditivos saiu a ideia de fundar uma federação com a finalidade de unificar o surdo desportivamente.
E com a adesão de três associações que são: Associação dos Surdos de Minas Gerais, Associação dos Surdos de Uberaba e Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte foram feitos os preparativos para a fundação desta federação.
A Associação dos Surdos de Minas Gerais, das três filiadas é mais antiga pois foi fundado em 30 de Abril de 1956. Depois foi a vez da Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte ser fundada em 14 de Julho de 1979 e por fim a Associação dos Surdos de Uberaba que começou a funcionar em 12 de maio de 1981.
E no dia 13 de março esta federação foi fundada com o termo de filiação das conceituadas associações, acima citadas, e a primeira providência foi filiar-se a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (fundada em 28 de Julho de 1979).
E os problemas naturais de uma federação foram aparecendo como. Rivalidade entre associações, o que atrasou um pouco o bom andamento deste, mas com várias reuniões, a federação eliminou-a criando um regulamento interno que todos concordaram e apoiaram.
E com dificuldades, que a federação tem conseguido campos, quadras para a disputar de jogos, torneios entre os surdos, árbitros, apontadores, etc… mas com boa vontade tem sanado tudo.
E por fim os estatutos desta, apesar de satisfatório, foi devolvido para os retoques finais para poder ter a aprovação final dos órgãos competentes.
E com o entrosamento conseguido no decorrer do ano, a diretoria deste colocou tudo nos seus devidos eixos com a colaboração das associações filiadas a este.
E acabou sendo elogiado pela diretoria da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos e agora sua meta mais próxima é o alvará para depois procurar uma sala para ser a sede da federação.
E com seus membros viajando a outras capitais para particular de reuniões, conferências, palestras e coquetéis, tem conseguido o apoio de outras federações para o seu bom funcionamento.
 

 

Escrito por Antônio Campos de Abreu
Em 02 de fevereiro de 1983