Orientações para Organizar um Evento Esportivo Oficial ou Amistoso na FMDS

Faltam colocar no manual:

  • regulamento técnico
  • congresso técnico
  • vistoria dos locais
  • cálculo do valor de inscrição

Etapa Autorização

FMDS – Se estiver no Calendário previsto com local e data, significa que já está autorizado via assembleia.

Se não estiver no calendário, será necessário a entidade promotora formalizar pedido de autorização de criação do evento no calendário, considerando as regras do Regulamento Geral. No caso de evento nacional da CBDS, deverá aguardar homologação da CBDS.

Etapa Convites (Torneios Amistosos)

Convidar todas entidades de seu interesse, quando as entidades confirmarem, deverá enviar ofício de confirmação de participação para a entidade promotora.

A entidade promotora deverá fazer ofício e enviar à FMDS a lista de associações confirmadas.

Caso uma das entidades convidadas confirmaram presença, a FMDS enviará ofício de pedido de autorização à Federação da entidade que for de outro estado.

A entidade promotora deverá orientar às filiadas a respeito do regulamento geral e estatuto local em que as associações convidadas deverão respeitar e cumprir, bem como estarem sujeitas às penalidades.

Obs.: Em eventos oficiais da FMDS, nao há convites, pois são exclusivas para filiadas e cujas presenças já estão confirmadas via última AGE do ano anterior.

Etapa Premiação

Assim que a entidade promotora possuir todos os ofícios de confirmação de presença e após receber a autorização definitiva da FMDS referente às filiadas e entidades de outros estados, a entidade promotora deverá providenciar a premiação de acordo com os critérios e condições financeiras, como por exemplo, definir se será premiadas só uma, ou duas ou três ou mais equipes, por ser Torneio Amistoso a entidade tem total autonomia para definir o tipo e quantidade de premiação.

Se houver equipes femininas, a premiação deverá ser igual à premiação masculina tanto no tipo quanto na quantidade.

Registrar o custo total da premiação.

Etapa Arbitragem

Para definir as equipes de arbitragem, a entidade promotora deverá organizar uma tabela de jogos com as fases de grupos e fases eliminatórias, ou de acordo com o sistema de jogo seja por pontos corridos ou mata-mata ou misto, posteriormente analisar se haverá tempo para um ginásio, se não dar tempo, deverá ter dois ginásios, observando que dois ou mais ginásios aumentará o número de equipes de arbitragens.

A entidade promotora deverá providenciar equipes de arbitragem de acordo com as exigências das confederações brasileiras e mineiras da modalidade.

Registrar o custo total da arbitragem.

Etapa Sorteio

Preferencialmente 1 semana ou mais antes da realização da competição, devendo sempre ser na sede da FMDS, salvo o que for combinado entre a FMDS e a entidade promotora, visando melhor custo-benefício a todos.

O sorteio será sempre com recipiente transparente, e as fichas com as siglas das entidades participantes legível dentro de copinhos fechados, e realizar o sorteio registrando na tabela física ou eletronica como Webcup ou Google Sheets do Google Drive.

O sorteio deverá ser filmado ao vivo pelo Facebook da FMDS e opcionalmente em conjunto com a opção da promotora o meio de divulgação ao vivo.

Etapa Documentação das Equipes

Entidade promotora deverá coletar as Relações Nominais das Equipes devidamente assinado e digitalizado, e enviar para a FMDS com prazo mínimo de 7 dias de antecedência à data de início dos jogos.

As relações estarão sujeitas à conferência da FMDS quanto a carteirinhas, multas pendentes, suspensões pendentes, matrícula e contrato em dia, etc e enviará pendências para a entidade promotora cobrar às entidades participantes a correção se houver.

A Relação Nominal das Equipes deverá ser no formulário padrão da FMDS.

Se o ginásio onde acontecerá os jogos possuir portaria com controle de entrada e saída, a entidade promotora deverá solicitar também a Relação Nominal Completa (atletas, comissão técnica e acompanhantes/torcedores) às equipes participantes.

Etapa Preparação da Mesa de Arbitragem e Troféus

A mesa de arbitragem deverá ter mesas e cadeiras suficientes.

A entidade promotora é responsável pela impressão e fornecimento das súmulas preferencialmente em duas vias e entregar às equipes de arbitragem. Recomenda-se fotografar as súmulas após a assinatura de todos envolvidos.

Após o fim de cada jogo, a delegação de todas equipes participantes com a delegação da entidade promotora e/ou FMDS deverá conferir as súmulas e assinar, bem como as equipes participantes deverão conferir se constam todos dados necessários.

Todos troféus e medalhas deverão ser conferidos pela entidade promotora respeitando a quantidade de atletas e comissão técnica definida na relação nominal das equipes de acordo com os critérios de premiação definida pela entidade promotora.

Etapa Andamento dos Jogos

Durante os jogos, a autoridade máxima é a equipe de arbitragem, ou seja, os delegados são expressamente proibidos de interferir após o início dos jogos e antes do término dos jogos.

A entidade promotora deverá manter a disposição aos delegados da FMDS água durante todo o evento, além de lanches e almoço. Não se aplica à equipe de arbitragem que deverá ser combinado em separado entre a entidade promotora e a chefia das equipes de arbitragem.

Siga a FMDS nas redes sociais: