FAQ

Perguntas Frequentes – FAQ

Está com alguma dúvida sobre o surdodesporto mineiro e a FMDS? Aqui você encontra algumas respostas sobre os principais assuntos. Caso não tenha encontrado a resposta que deseja saber, entre em contato por e-mail: [email protected]

 


 

1. Os surdoatletas participam das Paralimpíadas?
Não, pois mesmo sendo Pessoa com Deficiência, não são considerados Paratletas. Porém, isso se deve a questões entre os Comitês Internacionais e com isso ficou decidido que a comunidade surda internacional realizasse seus próprios Jogos Surdolímpicos – o Deaflympics.

 

2. O que é Deaflympics?
O Deaflympics, Surdolimpíadas em tradução livre, é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo ICSD – Comitê Internacional de Esportes para Surdos, exclusivo para as pessoas com deficiência auditiva.

 

3. O atleta pode usar seus aparelhos auditivos ou implante coclear durante a competição de surdos?
Não. Os atletas não podem usar aparelhos auditivos ou implantes cocleares durante as competições de surdos, nem mesmo nos treinos.

 

4. A diretoria da FMDS recebe remuneração?
Não. Todos os membros da Diretoria, bem como os membros do Conselho Fiscal, Assessores e representantes dos surdoatletas, são de caráter voluntário, sem vínculo empregatício e sem qualquer tipo de bonificação. A FMDS contará apenas com um colaborador na secretaria a ser contratado como celetista.

 

5. A FMDS recebe repasse do percentual das loterias, assim como outras Confederações, Clubes e Comitês?
Não, mas este é um dos nossos objetivos e estamos trabalhando juntamente com a CBDS para alcançá-lo.

 

6. Quem são as filiadas da FMDS? 
Temos filiadas em todo o estado de Minas Gerais, a lista de filiadas você pode clicar aqui.

 

7. Onde encontro o calendário de competições da FMDS e da CBDS?
Basta clicar aqui para visualizar as competições de 2018 a 2022, levando em conta que as datas podem sofrer alterações ao longo do ano.

 

8. Qual a idade exigida para enviar exames e laudos de aptidão física (ecocardiogramas e demais exames necessários)?
O atleta que tiver idade igual ou superior a 35 anos deverá realizar os exames físicos no ato da renovação da matrícula.

Siga a FMDS nas redes sociais: